Vendo, lendo sobre os vários tipos de fóruns percebi que eles são de suma importância, pois através deles podemos adquirir informações e como participar deles.
Não se busca um produto completamente pronto, mas um movimento que se concretize através da reflexão na ação e da reflexão sobre ação.
Mesmo o professor preparado para utilizar o computador para a construção do conhecimento é obrigado a questionar-se constantemente, pois com freqüência se vê diante de um equipamento cujos recursos não consegue dominar em sua totalidade. Além disso, precisa compreender e investigar os temas ou questões que surgem no contexto e que se transformam em desafios para sua prática - uma vez que nem sempre são de seu domínio pleno, tanto no que diz respeito ao conteúdo quanto à estrutura.
Em uma conferência realizada em abril de 1996, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP), Nóvoa acentuou que, "hoje, formação não é qualquer coisa previa à ação, mas que está e acontece na ação". Ou seja, toda pratica de formação deve ter como eixo norteador a escola em uma expectativa de formação-ação. Assim, tanto a formação contínua como a formação inicial devem partir do pressuposto de que a reflexão é um processo que ocorre antes, durante e após a ação, conforme o triplo movimento proposto por Schön (Nóvoa, 1992), e que engloba o conhecimento requerido na ação, a reflexão na ação e a reflexão sobre a ação - o que equivale ao papel do professor no ambiente informatizado construcionista.
Assim, a preparação do professor que vai usar o computador com seus alunos deve ser um processo que mobilize e prepare a incitar seus educandos a:
- "aprender a aprender";
- ter autonomia para selecionar as informações pertinentes a sua ação;
- refletir sobre uma situação-problema e escolher a alternativa adequada de atuação para resolvê-la;
- refletir sobre os resultados obtidos e depurar seus procedimentos, reformulando suas ações;
- buscar compreender os conceitos envolvidos ou levantar e testar outras hipóteses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário